sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ontonte ôvi uma proza tristi

Fais unz dia qui eu mi aprocheguei puraquí
I num paricia ton diferenti du qui eu cunhicia
Inté qui oiei cunz óio maiz bein abrido
Era uma diferensa mei iskisita di sintí
Uma coisa qui os zóio mei qui num via
Mas a ialma si muía di tom que era o duído

Oiei na rua i num via ninguein nos bar
As pessoa num si senta a prozêiá nas calssada
Us mininu num brinca di corrê inté cansá
Vívi presu dentu duma casa injaulada

Nun sei cumé ki êlis si aguenta
Essa falta du qui fazê o dia todu
Di casa pra iscola, êlis só sai e entra
Só vendo sempre akeli mêrmo pôvu

Essa minha roça era diferenti dimaiz
Aquilu sim é que é uma vida boa!
Nóiz corre, nóiz brinca, di tudo nóiz faiz
Trabaiandu , nóiz nunca tamo a toa

Si'acordemo cedo pra dismamá as vaca
Juntá us óvu i prepará a bóia
Í pro rossadu, cá inxada e cás faca
Pra coiê o qui prantô, i dá pra patrôa

Um vixtido di xita bein bunitim
Pra ela si sinti a dona du pedáçu
I cuidá dos minino tudu cum carím
Prum mode dá pra eu um abrássu
I um xêro no cangote do neguim

Nus dumingu tomá aqueli banhu maiz caprixadu
Botá aquela colonha importada da fransa
A rôpa maiz arrumada, cum xêro de guardadu
A butina qui ingraxei pru dia de danssa

Si ajuntá na quermesse adispois da missa du santu
Pra nóiz vê u muvimentu du queim-vem, du queim-vai
Oiá as muié bunita dando sopa num cantu
I us fógos di artifíssu nu séu, que si paressi cum az istrela qui cai

Indu lá prás banda pertu du má
Um dia nóiz si mudemu da cidadi
Mutivu da fía qui ia istudá
Numa tár di faculidadi

Essa minina, qui já era era muié,
Tava grandi, trabaiadêra danada,
Mau si via ela pra tumá café
Só si via lá pra meia noiti, deitada

Muída di cansassu du mundu
Cansada di tambein ficá só
Chamô nóiz pra vivê na cidade
Cunz ói xei dágua que dava dó

A vida era muintu difícir
Nóiz nun sabia fazê nada pur lá
Trabaiu nin um sirvia pra nóiz
Di fazê nada a genti ia um dia cansá

Maiz o amô era maió
I a fía tava contenti
Ficava toda geitoza
Ria que via os denti!

Unz anu si passô i a muié ficô duenti
Um tár di cânci qui ela pegô
Durô pôcu, sofreu muinto
Nin um ospitár salvô minha frô

Um vazíu nu peitu qui dói a alma toda
Num quiria maiz sabê dessa cidadi assassina
Levô minha frôzinha bela inda ton mossa
Me dexô sozim cás minha minina

Nun guentei di vontadi
Di í era minbora dalí
'Rumei tudo minhas mala
Vi u ônbus, i subi
Nun sisquecí da maudadi
Nein da dô qui sinti
Do amô qui se foi
I di tudo qui eu vi

Vortei pra páiz du meu lá
Pá minha caza ton quirida
Maiz quaiz nun ricuincí
A rua qui viví quaiz toda vida

Hoji vivo du mermo geito da cidadi grandi
Meu Deuz, mau nin um pra ninguein eu péssu
Puêra, Lixu, Violenssa, Mórti, e as Duenssa,
Prifiria tê vivido sin ter vistu essi tár de pógressu!

Nenhum comentário: