quarta-feira, 28 de maio de 2008

Livro dos Gritos de Desamparo

Porque você me enganou com suas palavras doces?
Porque tentou me levar pr'o seu jogo?
Porque me fez acreditar que era de verdade?
Porque construiu um castelo de cartas enquanto eu te dava tijolos?
Porque me fez sentir amado se não havia amor?
Por que traçou todo o plano se não era pra ganhar?
Por que comprou uma briga se não sabia brigar?
Por que fez com que o rio fluísse se não era pra cair no mar?
Por que me fez desistir de ser feliz pra te dar atenção?
Por que você nunca me disse que era desse jeito?
Por que desde sempre me guiou ao precipício?
Por que me fez cair na tentação, se não me livrarias do mal?
Por que tanta prece se não há perdão?
Por que bondade no olhar se há apenas uma penumbra maligna na sua alma?
Por que tantos males se não eram para o bem?
Por que beber se não havia sede?
Por que satisfazer o doente se a esperança já se foi?
Por que alimentar saudades se não havia porém?
Por que instituir o que não pode administrar?

Todas as coisas que vi e vivi servirão para constituir minha triste condição de cúmplice.
Ai de mim!
Fui cego!
Fui burro!
Fui coxo!
Fui mazelado!
As chagas que estão abertas em mim são como velhos vulcões adormecidos.
As memórias me tornam tão quanto Atlas. Para mim, como o suster o céu.
As lastimas me castigam, são cilício, coroa de espinhos.
A inspiração de outrora é o meu corvo; Sinto-o em meu fígado todos os dias.

E vós,
Que sempre estará às margens de mim
Que ilhado estou,
Toma a tua corrente
Tua chibata
E usa-a como de praxe,
Só não esqueças que
As velhas costas corroídas,
Do teu fiel amante e escravo,
Já não estão à tua mercê.

Pois sou morto,
Morto em vida,
Vivo sem alma,
Rico de amargor,
Cheio de uma fúria incontrolável.

Não revido, nem desejo te o mal,
Só espero que saibas que nunca vou esquecer
Que nunca vou desaperceber
Quando teus ruidosos passos
Se aprochegarem ao meu recanto

Nunca mais invadirás o sagrado templo de minha nobre alma.

PS: Só ainda sou leal a ti, pois te concebestes assim, dentro de mim, fidele.
_______________________________________________

Sim, musa-inspiração, isso tudo é seu.

Nenhum comentário: