domingo, 23 de setembro de 2007

Educação nas mãos de quem não a quer

Esses dias eu estive refletindo sobre o que é ser um professor. Tenho passado horas a fio pensando nisso. O que me leva a tal linha de pensamento é que eu tenho visto que as pessoas que fazem cursos de licenciatura, em sua grande maioria, não pretende exercer. Mas isso é promessa de campanha... As escolas estão lotadas de profissionais despreparados (sim, esses eram aqueles de outrora, os que não exerceriam). Na verdade, não tão despreparados assim, porém desmotivados, ah issso sim! Desmotivados pelas políticas publicas, pelo descaso, pelo desrespeito dos alunos, pela falta de perspectiva de evolução na carreira... Mas o fator principal, o que considero mais perigoso, é que alguns muitos não querem ser professores, por simples opção, por gosto. A educação não é um mero brinquedo, nem muito menos um objeto para se ganhar dinheiro, é um dos processos mais importantes na evolução de uma sociedade. Um povo sem educação destrói a possibilidade de qualquer progresso que pudesse ser alcançado.
Particularmente, eu desde o primeiro dia de aula já me senti bem à vontade lecionando. Eu me sinto realizado profissionalmente quando estou missionário do conhecimento. Mas 90% da minha turma da faculdade não o sente. Pra onde vai nosso ensino, se os profissionais que estão por vir não se sentem bem fazendo seu trabalho? E quando se depararem com uma turma extremamente complexa, onde seja possível distinguir pelo menos 3 classes sociais, 4 tons de pele diferentes, algumas opções sexuais e opiniões divergentes? Meus Deuses, se não explodir um sala de aula dessas, com certeza explode o profissional à frente dela.
Os alunos de hoje serão os professores de amanhã. Mas serão professores, nada mais que isso, caso não mudem de atitude. Contudo, mesmo muito distante, eu ainda vejo uma esperança, os educadores. Há uma sutil diferença entre professor e educador. E há também uma poderosa parede que divide os dois em mundos diferentes. Professores têm aos montes em todos os cantos. Apenas pessoas decididas a enfrentar o trabalho de repassar algo que aprendeu, dentro de uma sala de aula. Eduadores deveriam ser protegidos pelo GreenPeace, pois estão quase extintos. Animais dessa espécie são guiados pela natureza, usando apenas de seu instinto na construção de uma linguagem para a comunicação e transmissão dos conhecimentos. E também são perigosos, são mobilizadores de massas, formadores de opinião, e são adorados por todos. Quero pensar que eles estão extintos por extermínio, pela sua força e determinação frente ao descaso das pessoas humanas para com seu futuro, e por serem capaz de destruir a estrutura caótica que está aí hoje. E é toda essa instintividade que, vista como característica animal, irracional, os tornam os mais racionais entre as pessoas.
Espero que os cursos de licenciatura estejam um dia repletos de gente que queira realmente um dia se tornar um educador. E não mais um tapa-buracos da educação baleada que vemos hoje aí. E vida longa aos educadores.

Nenhum comentário: